Olá!

Participando do Desafio 12 Meses Literários de 2018, o escolhido do mês é um livro nacional. E como gosto de romances policiais e devia uma resenha à Oasys Cultural, de quem recebi esse exemplar, 2.990 Graus foi uma boa leitura.
SKOOB - 2.990 graus conta a história do delegado Hermano, conhecido na delegacia pela alcunha de Poeta, obviamente, por gostar de poesia. Ele é jovem e inexperiente, mas se orgulha de jamais ter usado sua arma. Apesar da falta de experiência, ele recebe a incumbência de investigar o assassinato de um deputado. Um crime cometido com requintes de crueldade. 

O deputado foi morto tendo um maçarico enfiado em seu ânus, queimando tudo por dentro. Literalmente, seus órgãos viraram churrasco. Foi morto, mas não sem antes ser torturado. Por ser um político morto, é claro que a população ficaria do lado... De quem o matou. Mas, antes mesmo das investigações começarem, outro morto: também deputado, morto do mesmo modo.

Hermano e sua equipe, formada por Jaqueline (que também é sua amante), Tomás, Fábio, Percival e o delegado chefe Belchior, vão investigando até darem de cara com um certo pastor. Esse pastor tem uma longa ficha criminal, mas encontrou Jesus e agora ministra na igreja da Chama Divina – um nome bem sugestivo, não?
Além das investigações, a vida pessoal do protagonista não é das melhores: Alice, sua namorada, faz aulas de pintura. Com o ex-namorado. Ele até gosta de vê-la fazendo as aulas, mas sente uma pontada de ciúme, claro.

Cada vez mais políticos vão ser assassinados, e com eles, longas fichas criminais. Todos eles desviaram dinheiro de obras públicas para enriquecimento próprio, é claro. Um deles desviou dinheiro da tragédia de Petrópolis, em 2011, para colocar em outra ação pública. Pior do que isso foi que a população começou a apoiar quem matava os políticos, ganhando a alcunha de “Vingadores do Povo”. 

O que mais me surpreendeu – positivamente – na obra foi a proximidade dos fatos com a realidade. Apesar da história se passar no Rio de Janeiro, os políticos ladrões estão em todo o país. Corrupção, crimes, redes sociais fervilhando de ódio... Tudo isso está no livro, o que faz com que a história de Hermano torne-se tão palpável. Não precisamos ir até os Estados Unidos ou a Suécia, temos nossos próprios crimes e nossos próprios policiais. Só depende de nós definir em qual lado está.

Mas admito que não gostei tanto do Hermano. É um excelente policial, apesar de sua falta de experiência. É inteligente, gosta de ler e tem um bom raciocínio, mas não é o tipo de personagem que você torce por ele. Achei ele um tanto hipócrita, por ele ter uma amante e sentir ciúme da namorada porque ela tem aulas com o ex – que a traiu enquanto namoravam. Nesse ponto, não deu pra concordar com ele.

O autor tem longa carreira na TV, principalmente como roteirista. É o primeiro livro dele que leio e gostei bastante, ainda mais por ser tão atual e retratar a situação do nosso país. Espero que ele continue na jornada literária, lançando mais romances policiais, não necessariamente com o Hermano como protagonista.

"– Eu também, delegado. Felizes os que têm muitas vaidades. A maior riqueza é ter do que se envaidecer."

Compre aqui seu exemplar de 2.990 Graus.

Postagem participante do:

22 Comentários

  1. Olá,tudo bem?
    Amei a resenha,posso dizer que fiquei bastante curiosa para ler essa história. Já faz um tempo em que não leio romance policial,esse será o primeiro de 2018.

    https://meumundoliterariobl.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Uaaau
    Menina, que livro é esse?! =O
    Estou chocada, estarrecida, preciso lê-lo imediatamente!! Adoro esses romances policiais e estou muito feliz com o quanto os autores brasileiros têm se voltado para esse gênero. Quero ler já! Obrigada pela dica!! =D
    PS: já peguei um ranço desse Hermano....

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    2990 graus parece ser uma ótima leitura, eu particularmente curto bastante romances policiais e por isso o meu interesse no livro. Gostei da sua resenha, ficou muito boa e por isso vou anotar a sua dica, achei também muito legal 2990 ser de um autor nacional!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que demais essa dica Kamila, eu sou apaixonada por esses livros cheios de suspenses e que nos prendem pra saber o que aconteceu mesmo, dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que demais a história. Não conhecia e já fiquei com vontade de ler, ainda por saber que a trama se passa aqui. Dica anotada <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila
    Eu AMO livros nacionais e fiquei curiosa para ler este também.
    Adorei a capa e achei a sinopse interessante.
    Dica anotada!
    Fiquei curiosa para saber mais sobre este desafio literário
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante e uma ótima dica para quem curte romances policiais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem ?
    Não conhecia a obra, mas adorei a premissa e com certeza quero ler!
    Adorei sua resenha, obrigada pela dica!
    Beeeeeeeeeeeijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Acredita que eu não conhecia este livro? E por sinal, já me encantei primeiramente pela capa, achei muito bonita! Esse estilo de livro me desperta MUUUITA a curiosidade e claro, não irei deixar essa dica passar! Adorei seus comentários a respeito, já estou adicionando no meu skoob <3

    Abraços,
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu conhecia o livro e já estava curiosa com a leitura, agora que eu li a tua resenha eu fiquei ainda mais curiosa. Espero gostar da leitura quando eu for ler.

    ResponderExcluir
  11. Ola, eu não conhecia o livro, mais a sua resenha me surpeendeu e estou louca agora para poder ler esse livro eu já gosto de um romance policial adicionado a lista com certeza

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Caramba adorei sua resenha. Esse tipo de leitura sempre me chama atenção e quando o autor desenvolve bem a narrativa fica impossível não favoritar.
    Só de bater o olho nessa capa já fiquei curiosa.
    Vai pra lista com certeza.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adoro livros livros policiais e com vários assassinatos é sempre legal e interessante.Além de ter uma super equipe para descobrir tudo,temos o ponto de chegar tão próximo a nossa realidade.
    Infelizmente livros que mostram sobre traição me dão uma raiva enorme,é muito ódio e o personagem para mim se torna um babaca.
    Parece ser uma boa experiência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, estava mesmo curiosa para conferir uma resenha desse livro. A premissa é bem interessante e tem elementos da realidade. Uma pena essa hipocrisia do personagem principal.

    ResponderExcluir
  15. nossa, que maneira horrorosa de morrer... creddo...
    parece ser umaboa história de investigação, fiquei curioosa com essa premissa...
    espero ter a chance de ler algum dia...
    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha visto o livro e a capa já me cativou, mas lendo a resenha e esse lance do deputado ter os órgãos internos chamuscados, foi tento, preciso ler hehehehhee outra coisa, a história se passa no Rio de Janeiro, mais um ponto positivo pra mim.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a obra nem o autor, mas a sinopse muito me deixou curiosa.
    Fiquei bastante curiosa em conhecer.
    Parabéns pela dica e pela resenha!
    Super anotado e marcado no meu Skoob!! rs

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Livros policiais sempre me chamam atenção. Tanto pelos personagens, pela ambientação e claro o enredo. Confesso que não li muitos livros nesse estilo nacionais, então toda sugestão é bem vinda. Os assassinatos foram um tanto cruéis com certeza feito por ódio ou vingança. Ótima resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Olá Kamila, não conhecia o livro e nem o autor, mas sua resenha me deixou mega curiosa para lê-lo, parece ser um ótimo romance policial <3

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamila, não conhecia o livro e deu para notar porque você achou as coisas da história tão verdadeiras...Infelizmente é algo que vemos facilmente em nossas vidas, não é mesmo?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Confesso que a história não me chamou muita atenção, mas gostei muito da sua resenha e até bateu uma certa curiosidade. Adoro desafios literários <3

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nossa, que forma horrível de morrer! Gostei bastante da premissa do livro, mas acho que não leria no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)