Olá!

Mais um nacional no blog! E logo esse, que caiu nas minhas mãos na hora certa. Boa Noite é o primeiro livro que leio da Pam Gonçalves. E com certeza será o primeiro de muitos.
SKOOB - Boa Noite nos apresenta a jovem Alina, que vai trocar sua cidadezinha do interior pela capital (ou quase isso) para cursar a faculdade de Engenharia da Computação. Ela vai morar numa certa república, com mais três pessoas: o casal Talita e Bernardo, Gustavo (o dono da casa) e Manu (a mais espevitada). Alina é uma menina tímida e tranquila, então, quando vê aquele mundo de festas toda semana, cresce nela uma súbita vontade de mudar de estilo.

Se nas festas - organizadas pelos próprios alunos - ela se divertia, nas aulas a situação era outra. Todo mundo sabe que Engenharia da Computação é um curso "tipicamente masculino" (ainda bem que estamos num país livre, portanto temos o direito de estudar o que quiser), naturalmente, são poucas as mulheres na sala e, na turma de Alina não é diferente, apenas ela e mais três garotas numa imensa turma de rapazes. Tem machismo sim ou claro?

Mas nossa protagonista é determinada. Ela sabe que terá que enfrentar o machismo e o preconceito se quiser ficar na instituição e prosseguir seus estudos. Numa dessas festas, ela vai conhecer um certo Artur, que é um fofo, mas claramente tem segundas intenções. Ele é amigo de Cauê, que não tem a melhor fama entre os alunos, mas é da Atlética de Medicina e, ainda por cima, é de família influente.
Aliás, Artur, Cauê e Gustavo são dessa atlética, que, pra quem não sabe, é tipo um grêmio estudantil, mas só sabe mesmo é organizar festa. Pois bem, Alina vai se relacionar com Artur, mas, antes que uma coisa grave acontecesse, ela descobre um segredo pesado sobre Artur e agora terá uma nova missão: evitar que outras meninas não passem pelo que ela (quase) passou.

Primeiramente, graças ao bom Deus que não estudei em universidade pública. Porque tudo que aconteceu com a Alina (não gostei desse nome) só acontece ou em universidade pública ou particular de renome (tipo Mackenzie), onde todo mundo tem dinheiro e/ou influência. Só por isso minha vontade era de entrar no livro e socar todo mundo. Porém, canalizei tudo e foi uma experiência maravilhosa.

Que livro maravilhoso, incrível, empoderador, espetacular, amém Pam Gonçalves! Alina é a síntese da mulher decidida, poderosa e independente que todas nós devemos ser. Ela não se abate pelo machismo nem quando uma certa situação se agrava e ela se vê com o dever de evitar que isso só piore. Boa Noite (admito que não entendi o título em relação à obra, mas beleza) é aquele livro que veio pra empoderar as mulheres que ainda se sentem inseguras, seja com seu corpo, com suas opiniões, seja lá com o que for.

Muito se fala em sororidade e empoderamento, e vemos bastante esses tópicos ao longo da leitura, além de outros temas bem mais pesados, como abuso sexual, estupro, uso de álcool e drogas e assim por diante. Porém, tudo isso é tratado de maneira simples, fazendo com que todas as meninas e mulheres entendam claramente a mensagem transmitida.

Mesmo a história se passando pros lados de Santa Catarina, o que aconteceu com a Alina infelizmente acontece com muitas meninas e mulheres em várias partes do país. Boa Noite também é um alerta. Apesar de diariamente nos ensinarem que devemos dizer "não" sempre que julgarmos necessário (só beba se quiser, só transe se quiser e assim por diante), parece que os homens não entendem quando dizemos "não" e que ele tem valor de "não" e não de "sim", ainda temos que tomar muito cuidado, sempre seremos julgadas.

Recomendado, principalmente para que nós mulheres possamos entender como a união é importante. União e não o oposto, como nos fazem acreditar.



27 Comentários

  1. Oi, Kamila!
    Está na minha lista já faz um tempo. ^^
    Adoro personagens forte e decididas. Esse livro, com a temática abordada, deve ser intenso. Quero muito ler! Principalmente por ter sido escrito pela Pâm.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu quero muito ler esse livro, eu não sabia do que se tratava, mas sua resenha abriu o meu interesse, com certeza vou comprar

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista faz horas... Acho a capa linda e tenho boas referências... Sua resenha só alimentou ainda mais minha vontade!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter suspeitado, não me caiu a ficha de que seria um livro nacional... rs.. eu não sei se leria, mesmo com todo esse engajamento e essa palavra que detesto (empoderamento) tenho lá minhas dúvidas de que vá gosta da leitura. Mas é bem valida, as pessoas tem gostado bastante... Não há dúvidas de que outras tantas pessoas irão amar a leitura como vc.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Não conhecia esse livro, e realmente Alina não é um nome muito comum..kkkkk
    Não sei se leria pois não sou muiro fã de histórias de faculdade, mas o alerta sempre é valido. Principalmente para quem vai ou já esta em alguma universidade. Vou repassar essa indicação para algumas meninas que conheço.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, mas sempre tento ler os nacionais que ouço falar, afinal temos excelentes autores, curti muito, parece que os personagens são fortes , e eu curto isso.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  7. Oi kamila
    Gostei muito da sua resenha estava curiosa sobre esse livro da Pam conheci ela quando ela não tinha toda essa fama ainda lá quando ela criou o blog. Achei mais interessante ainda pois eu sou formada em Ciência da Computação e senti na pele o que é estar em uma sala cheia de homens tentando provar que mulher também tem cérebro. Por isso fico um pouco com medo de ler também porque é algo bem próximo a mim então sei que vou ser super crítica, mas quem sabe.
    Beijos
    Raquel machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Poxa Kamilla, me deu a maior vontade de ler esse livro, tanto que já vou procurar em e-book se tiver. Tenho medo das coisas que acontecem nas universidades, meu filho mesmo notei algumas mudanças sabe? Está mais badaladeiro e nem era disso, com a filha foi mais tranquilo. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamila! Eu já tinha visto essa capa algumas vezes, mas não sabia do que se tratava a história. Achei muito interessante, principalmente por conta dos temas e por se passar numa Universidade. Gostei logo de cara da personagem principal e fiquei bastante curiosa para conferir essa história. Amei a sua resenha e obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não li esse livro ainda, mas tenho certeza de que a Pam arrasou, pois pelo tema parece ser incrível a estória... Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia essa obra, mas confesso que os temas retratados apesar de serem muito comuns no dia a dia, não faz muito meu estilo na leitura.
    Mas gostei de conhecer um pouco mais da sua visão dessa leitura realizada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Eu estou muito curiosa com esse livro e adorei ver a sua opinião sobre ele. Eu gosto muito do canal da Pam e adorei quando ela contou que publicaria esse livro.

    ResponderExcluir
  13. OI Kamila, não conhecia o livro e já me interessei por ele. É incrível que mesmo no século 21 nós mulheres ainda somos julgadas culpadas por sermos mulheres... Gostei de ver o livro chamar atenção para algo tão importante e comum de nossas vidas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamila!
    Gostei da premissa do livro, uma pena que as mulheres ainda precisem sofrer tanto pra conseguir algum tipo de reconhecimento em qualquer área que queiram se destacar.
    Bjs!
    www.poressaspaginas.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu já li o livro e gostei muito da história, achei bem real o que ela colocou no livro.
    E gostei muito da narrativa dela, já acompanho a autora a algum tempo, e ainda não tive a oportunidade de ler algo dela, então o livro foi uma surpresa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Que bom que você curtiu tanto a leitura, tenho curiosidade em ler obras da autora e fico feliz que ela escreva tão bem. Logo lerei o meu <3

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Que feio julgar universidades públicas....
    Graças a Deus que eu estudo em uma universidade pública!
    Embora eu já tenha me graduado em Ciência da computação numa universidade particular e tenha passado por tudo isso de ser uma entre 5 mulheres numa turma de 50 homens, hoje estudo Biblioteconomia na faculdade referência do Rio de Janeiro em Biblio.
    Enfim, achei a história bem interessante. Já tinha visto algumas resenhas e pelo fato de eu ter estudado a mesma coisa, fiquei curiosa.
    Vou anotar a dica.


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Preconceito tem em todos cantos estudei em universidade pública e particular passei por tipos de preconceito. A história parece realmente ser bem interessante, não conhecia o título. Vou anotar a dica.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu adoro personagens fortes e decididas e pelo visto esse livro tem uma trama bem intensa! Com certeza vou querer ler! Já tinha visto algumas resenhas sobre ele e toda vez que leio uma, vejo que estou perdendo tempo por não ler.
    Obrigada pela dica!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. bacana a mensagem importante que a autora quis passar com essa obra... mas confesso que não é minha vibe de leitura... há tempos já tinha ouvido falar do livro e parece interessante pra quem curte o gênero...
    bjs...

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Confesso que não conhecia o livro, mas atraves da sua resenha fiquei com vontade de conhecer a obra, e sendo assim claro que já foi para minha lista de desejados :)

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila, tudo bem?
    Muito bom seu texto, mas eu estudei em Universidade Pública e preciso te contar que éramos todos quebrados, kkkkkk. Uma dureza de dar dó, a gente vivia repartindo bandejão do restaurante universitário e nossas festas eram do tipo "junta", onde cada um levava o que bebia. Tempo bom aquele! Sei que a maioria das pessoas tem essa visão das universidades públicas, mas te garanto que não é bem assim.
    Quanto ao livro, eu li logo que lançou e adorei a escrita da Pam, ainda mais o enredo emponderador.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Diferente de você que gostou bastante da obra, já li outras resenhas que foram bem negativas, mas eu por outro lado acho a capa dessa obra muito linda, mas infelizmente a história não me convenceu e por isso passarei a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Olá! Ainda não conhecia esse livro. A história parece ser bem atual.
    Muito boa sua resenha, parabéns. super bjo

    ResponderExcluir
  25. OI, tudo bem?
    Gosto de histórias com personagens femininas fortes e decididas, mas confesso que não tenho vontade de ler o livro.
    BJs

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Estou com esse livro aqui na fila de espera para ser lido e não tinha lido ainda nenhuma resenha dele. Gostei de saber da força da protagonista e do tema proposto, aparentemente a autora se saiu muito bem explorando esse assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu li um conto da autora e não fiquei muito animada, então vi esse livro e nem liguei muito, sabe? Mas eu acho bem bacana a premissa dele, embora não seja essa engenharia, eu curso engenharia e a realidade da computação é bem isso mesmo. Mas apesar de muitas mulheres estarem nas outras engenharias, o machismo é muito frequente em todas. Enfim, imagino que seja uma leitura cheia de boas mensagens, mas no momento estou sem tempo para ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)