Olá!

Depois de muito relutar, mergulhei em mais uma história escrita pela sueca Camilla Läckberg. E não é que minha xará não me decepcionou? Vem conhecer a história de Gritos do Passado, segundo volume de sua série criminal.
Resenha Anterior: A Princesa de Gelo

SKOOB - Infinitamente melhor que o primeiro, Gritos do Passado mescla várias histórias em uma. Primeiro, um garotinho vai brincar na Passagem do Rei, uma região próxima a uma praia, e acaba encontrando uma mulher morta. Porém, ao retirar o corpo do local, a polícia acaba encontrando mais dois corpos.

Enquanto isso, Erica Falck, que eu podia jurar que era a protagonista da série toda, está grávida de oito meses e morrendo de calor. Fjällbacka está em pleno verão e o calor tá de matar, rs. Volta e meia, um parente vai azucriná-la, achando que sua bela residência é uma pensão de veraneio. Por causa da gravidez, ela vai passar boa parte do tempo em casa, o que não será nada fácil, principalmente para uma pessoa que sempre foi ativa.

A outra história envolve a família Hult. Ephraim, conhecido pela alcunha de "O Pregador", era um dos vários pastores da chamada "igreja livre", digamos que era uma dissidência da Igreja da Suécia (lembrando que a Igreja da Suécia é protestante). Ephraim fazia vários cultos, acompanhado pelos filhos Johannes e Gabriel, até que um dia recebeu uma herança e parou de pregar.

Ele fez a população acreditar que seus filhos tinham o dom da cura. Enquanto eram pequenos, tudo ia bem, mas um dia o dom desapareceu de ambos. Gabriel ficou feliz com isso, mas Johannes quase surtou. Houve um cisma na família e cada irmão tomou seu rumo. Alguns anos depois, Johannes cometeu suicídio, deixando viúva Solveig (que engordou tanto que não lembrava a jovem de outrora, cheia de vida e vencedora de vários concursos de beleza) e dois filhos: Johann e Robert, um tanto problemáticos.

Do lado de Gabriel, ele casou-se com Laine e teve dois filhos, Jacob e Linda. Jacob era muito querido, isso porque teve leucemia infantil e quase morreu, sendo salvo pelo avô, o que deixou uma ferida muito profunda em Gabriel. Já Linda nasceu muito depois e não era tão amada assim, não por ser menina, mas porque não teve nenhuma doença grave. E gostava de provocar as pessoas.

A jovem encontrada morta é uma turista alemã, mas conforme os dias vão passando, vamos descobrindo cada vez mais detalhes, como por exemplo, o fato de que a vítima não tinha ido a Fjällbacka a passeio. Essa investigação ficou a cargo do marido de Erica, o policial Patrik Hedström, que teve que abandonar suas férias e terá bem mais destaque em relação ao livro anterior.
Ainda por cima conhecemos mais um pouco do cotidiano da delegacia de Tanumshede, onde Patrik trabalha com sua equipe: o chefe Mellberg (que comprou uma noiva por catálogo e essa cena é muito engraçada), o Ernst (que não gosta de trabalhar), o Gösta (que tem um passado meio triste), o Martin (parceiro de Patrik), a Annika (a secretária que sempre tem uma palavra amiga), e assim por diante.

Quando li Princesa de Gelo, senti que faltou algo a mais para me conquistar, mas dessa vez, a escrita da minha xará me pegou do começo ao fim, essa mescla de histórias que acabam se tornando uma só virou meio que uma marca registrada dela, não vejo muitos fazerem isso. Além do crime em si, Camilla aborda vários temas, como violência doméstica. A irmã de Erica, Anna, finalmente se separou do agressor, arrumou outro namorado (tão bosta quanto o primeiro, mas este tinha o sangue azul, sendo amigo íntimo da rainha Silvia, só isso) e tentou dar um rumo em sua vida, sempre priorizando os filhos. Mas quem disse que essas coisas se resolvem com facilidade?

Percebi que houve uma espécie de amadurecimento da escrita da autora. As descrições modorrentas deram lugas às descrições ágeis, detalhadas mas sem ser desnecessárias, fazendo com que o leitor visualize perfeitamente o que está acontecendo, os lugares, as pessoas, etc. E vale ressaltar que, na já citada mescla de histórias que faz, ela não se perde, talvez pelo fato da escrita ser em terceira pessoa ajuda a compreender melhor cada personagem.

E a história em si é um verdadeiro thriller. Com tensão do começo ao fim, infelizmente a Erica não terá o protagonismo de outrora, aqui ela foi relegada a uma gestante em vias de ter seu primeiro filho (cujo sexo não sabemos), acabou por se tornar a esposa do policial, mas sempre procurando ajudar o marido, que se desdobra entre cuidar da esposa e resolver os crimes, além de tentar entender a complicada família Hult, que por mais que tente se livrar das acusações, está inexoravelmente ligada a eles - e a própria Fjallbacka também.

Antes da Planeta fazer umas capas horríveis (os livros seguintes receberam uma capa de dar dó), provavelmente sabendo que a série não vendeu (se não divulgar não vende mesmo, amiguinhos), o trabalho de edição, capa e revisão ficou muito bom. Até onde estou sabendo, no país foram publicados quatro volumes (de dez, e a autora confirmou via Twitter que vai focar em uma série nova) e, apesar de eu ser suspeita para falar de romance policial escandinavo, tenho que recomendar a série da Camilla, por mais que esteja incompleta, tem um estilo próprio, que mostra ao leitor como é a vida dos suecos fora dos grandes centros - e como nenhum lugar daquele país (que beira à perfeição) está seguro de sediar crimes tão horrendos.

Então, apesar de eu não ter curtido tanto o anterior, recomendo demais esse volume. Até porque não é todo dia que uma mulher ganha destaque escrevendo romance policial. Sem falar que, dessa vez, eu acertei a famosa pergunta "quem matou?", com direito a acertar até mesmo a motivação! Então sim, estou contente com a resolução dessa história e, assim que virar o ano, pretendo ler o volume seguinte, O Cortador de Pedras.


28 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Uau, um segundo livro que é melhor que o primeiro??? Já quero, hahaha! Não conhecia os livros, mas fiquei bem curiosa depois de ler tua resenha. Adorei a dica, anotada!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Primeira série que vejo que o segundo volume e melhor que o primeiro ( pode ler independente?) Adoro romance mas ainda não li um romance policial acredita? Fiquei bem curiosa para saber mais sobre esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia a obra e nem a autora, mas fico feliz em saber que este livro tenha sido melhor do que o anterior. Ser surpreendida é sempre bom! Apesar do gênero não ser muito a minha praia, te confesso que fiquei bem instigada em me aventurar em suas páginas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona é tão gratificante acompanhar o crescimento da escrita de autoras que gostamos que a leitura se torna mais fluida ainda, não li nenhum dos livros ainda mas quero acompanhar as histórias desse segundo livro que prenderam sua atenção. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um pouco difícil para livros policiais, por isso, acho que era meio esperado que a trama deste não me chamasse muito atenção. Apesar de você dizer que todas as histórias se ligam e nao se perderem, eu achei bem confuso ter tantas coisas aparentemente não se ligando, para quem não leu, ao menos.
    Mas sua resenha ficou muito boa, deu pra ter uma ideia do que se trata e que bom que curtiu.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Kamila parece ser um livro extremamente envolvente, com toda certeza eu adoraria ler e fiquei fascinada diante do sistema que a autora utilizou para escrever, fiquei encantada e também gostaria de conhecer melhor essa história e saber que tudo tem um ligamento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem? Uau!! Adorei a premissa a resenha, e até o nome do livro me chamou atenção! Adorei!! Não conhecia a série, mas com certeza estou perdendo tempo em não ler ela!
    Muito obrigada pela dica
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia os livros, mas pela sua resenha deste volume eu fiquei curiosa. Achei a premissa bem interessante e só o fato de a autora ter colocado descrições mais ágeis que o volume anterior já é um ponto extra.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia autora, mas pelo visto ela manda bem. Fiquei envolvida com a resenha, gosto quando o livro é descritivo, mas direto, isso faz a leitura fluir e ganha pontos comigo.
    Concordo sobre a capa, está linda. Mais do que convencida eu anoto a dica e espero ler alguma coisa da autora que também é minha xará.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que bom que a escrita da autora amadureceu e você conseguiu aproveitar melhor a obra, eu não conhecia o livro e gostei da indicação, pena que Erica ficou apenas como a 'esposa do policial'.

    ResponderExcluir
  11. Oiii Kamila

    POis eu também tentei ler Princesa do Gelo e embora terminei e gostei do final, senti também que faltou algo, achei a história fria, os personagens frios, não sei, não senti emoção e acabei desistindo de ler outros livros da Lackberg. Agora com a sua resenha acabo repensando porque vc também teve a mesma impressão que eu dfa Princesa de Gelo e Gritos te fez mudar de opinião, então pode ser que comigo tb ocorra o mesmo. Vamos ver se me animo em ler outra vez a autora. Dica anotada.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ká.
    Tenho vários livros dessa autora na estante e gostei de saber que você achou esse livor ainda melhor que o primeiro! Me animei a dar uma chance, mas mesmo assim vou começar pelo Princesa de Gelo!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha já quero lê-lo. Achei super interessante a quantidade de tramas e personagens que há no mesmo livro. Bom saber que é melhor do que o anterior.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que ótima dica de leitura.
    Acho que algumas autoras trazem elementos que só deixam a narrativa mais interessante e envolvente.
    Certamente é uma leitura que me agradaria realizar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não conhecia esses títulos, mas fiquei muito contente por conhecer suas impressões e por saber que, desta vez, a autora conseguiu te prender do começo ao fim. Achei a premissa do livro bem interessante e fiquei muito intrigada para ler.
    Quero saber como as coisas se desenrolarão depois dessa personagem encontrada morta.
    Dica anotada.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Então esse parece o tipo de livro que teria que ler com um bloquinho do lado pela quantidade de personagens rs. Interessante que a autora conseguiu evoluir sua escrita. Fiquei triste ao saber que são tantos livros e tão poucos publicados no Brasil realmente da medo de comprar gostar e não ter todos rs, mas curti a dica.
    Beijo
    Raquel machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas fico feliz que ela tenha desenvolvido mais sua escrita em relação ao primeiro volume. Além disso, me chamou a atenção o fato de que ela traz outros temas além do suspense, especialmente o da violência doméstica.
    No entanto, não tenho lido muitos livros de suspense e a premissa não despertou minha curiosidade.
    De qualquer forma, ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Achei interessantíssimo a forma como a autora constrói a narrativa. Não deve ser nada fácil ligar todas essas histórias no final, para não deixar pontas soltas.
    Bom, não conhecia o livro e já vou anotar para leituras futuras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Ainda não li o livro, nem a série, assim como não conheço a narrativa da autora. Mas fiquei bem curiosa para conferir, fiquei interessada em ler essa história policial.
    Estou mais na leitura dos romances, mas sempre que posso eu leio uma trama policial.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Oi, Kamila! Adoro obras que mesclam histórias, eu não conhecia essa obra, mas achei bem interessante os temas propostos pela autora. A sua resenha está incrível e espero conferir essas histórias um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  21. eu adoro o gênero policial, e os escandinavos mandam muito bem no gênero heheheh
    não conhecia essa autora mas gostaria de realizar a leitura de ambos os livros, mesmo o primeiro não sendo tão bom quanto esse...
    dica anotada... bjs...

    ResponderExcluir
  22. Heiii, tudo bem?
    Amoo thrillers e esse ainda nao conhecia, nem resenhas eu tinha lido.
    Adorei o que vc falou do livro, realmente me convenceu a dar uma chance para essa historia que pelo jeito é de nos viciar.
    Uma pena que as capas desse tipo de livro é sempre mais ou menos, mas ainda assim quero mtoooo ler e conhecer a escrita da sua xará.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  23. Não li nada da autora ainda, para ser mais sincera ainda, não lembro de ter ouvido o nome dela antes (ai que vergonha).
    Mas gostei muito deste contato com a história, fiquei louca para conhecer a escrita dela, mas nesta versão mais madura hehehe

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia nem a autora nem o livro, mas fiquei curiosa pela história. Ótimo saber que teve um amadurecimento por parte da autora, isso é muito importante.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Adoro quando os autores que costumo ler melhoram sua escrita, não conhecia esse livro, porém ele tem uma premissa super interessante.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto muito quando há visivelmente uma melhora na escrita do autor, aqui no caso da autora, pelo menos para mim aumenta muito a chance de ler outros livros da pessoa.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Não conhecia a autora e seus livros.Fiquei muito interessada pela história,creio que por ter uma mistura de vários personagens e ter uma investigação,livros assim sempre conquista um lugar no meu coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi, Kamila!
    Conheço essa autora só por nome, pois nunca li nada.
    Confesso que, apesar de gostas de suspense, os livros dela não me chama atenção. :/
    Você descobriu o assassino?? Palmas! Tão bom a sensação de descobrir não é? rsrs..
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)