Olá!

Pela primeira vez resenho um filme original Netflix. No começo fiquei em dúvida em qual categoria colocar (Filmes ou Na Netflix?), mas optei pela segunda, sei lá porque, até que este texto caberia nas duas categorias, mas prefiro cada um no seu quadrado. Hoje é dia de louvar Noomi Rapace em seu mais novo filme: Onde Está Segunda?

Título Original: What Happened to Monday?
Elenco: Noomi Rapace, Glenn Close, Willen Dafoe, entre outros.
Duração: 2h 3m
Ano: 2017

Onde Está Segunda? se passa em 2073, num mundo futurístico que está tão cheio quanto as plataformas da Sé em horário de pico. A explosão demográfica explodiu demais e a política do filho único é levada à risca (ainda existe isso em 2017...). Ai de quem engravida pela segunda vez.

E foi isso que aconteceu com Karen Settman. Ela morreu no parto, mas teve sete filhas. Sete. E quem ficou com as crianças foi seu pai, o dr. Settman (Willen Dafoe). Para facilitar a vida, cada uma foi registrada com um dia da semana. Elas só podiam sair no seu respectivo dia, nunca juntas, muito menos uma depois da outra. Da porta para dentro, podem ser quem quiser, da porta para fora elas são... Karen Settman (Noomi Rapace).

Nicolette Cayman (Glenn Close) é quem faz a Lei de Alocação Infantil ser cumprida. Ah, se descobrem que a família tem dois ou mais filhos, eles são levados para dormirem um sono eterno, através da criogenia, aos cuidados de uma certa agência. Ela também quer se candidatar ao Parlamento, para deixar essa lei mais pesada. Isso tudo porque, com a explosão demográfica, os alimentos e a água ficaram escassos.

Karen trabalha num banco, porém, um certo dia, Segunda sai de casa e não volta. O dr. Settman instituiu que, ao fim do dia, quem saísse de casa deveria contar absolutamente tudo sobre seu dia. O que uma faz, afeta a todas (a Quinta que o diga). Como tudo é futurista nesse lugar, as informações sobre as Settman estão na palma da mão. Literalmente. Os monitores de computador somem num piscar de olhos e todos são obrigados a usar uma certa pulseira que, ao encostar num leitor, toda a vida da pessoa aparece na tela.
Então, a Segunda sumiu e as irmãs se desesperam, porque o segredo delas pode ser descoberto a qualquer momento. Vale ressaltar que cada irmã realmente parece um dia da semana: a Segunda é séria, a Terça é obstinada, a Quarta é elétrica, a Quinta é revoltada, a Sexta é inteligente, a Sábado é vida loka e a Domingo é paz e amor. Além de terem que se desdobrar pra achar a sumida, descobrirão várias coisas que elas supostamente fizeram, e não são nada boas... Agora estão atrás das Settman, quem poderá ajudá-las?

Primeiramente, preciso dizer que AMO NOOMI RAPACE!!!!!!!!! Na caixa alta porque não quero deixar suspeitas. Eu não tenho palavras para descrever essa mulher, estava esperando por esse filme muito antes de saber que ia entrar na Netflix (pra mim que ia ser lançado nos cinemas mesmo), então quando vi que era produção exclusiva da plataforma, só surtei. Foi difícil escolher, mas a Quarta é a minha favorita porque lembra Lisbeth Salander é maravilhosa.

Tenho o sonho de visitar um set de gravação de filme, deve ser um ambiente e tanto! Se interpretar um personagem deve ser pesado, imagine então sete! Cada um com uma personalidade diferente. Preciso ressaltar também a atuação da Cruella de Vil, não, pera, da Glenn Close, que só de aparecer na tela já deixa o espectador nervoso, porque sabe coisa boa não virá da personagem. Quero confessar que, quando mais nova, confundia ela com a Meryl Streep (ainda confundo, na verdade...), adoro as duas, rs.
A pessoa nasce uma vez e nasce bonita desse jeito. Que injustiça.
Willen Dafoe, com sua eterna cara de vilão, dessa vez foi um excelente avô, treinando as meninas para que não fossem pegas. Digamos que deu certo. Por 30 anos. Claro que, por ele ter uns contatos, conseguiu esconder toda a história. Uma coisa legal que ele fez foi descobrir o melhor de cada menina, para que, juntas, pudessem arrumar um emprego e, assim, todas se saírem bem. Só fiquei pensando que, como bancos não funcionam aos fins de semana, o que a Sábado e a Domingo faziam?

O filme, com excelentes efeitos especiais (a Netflix se endividou com certeza) e a única atriz possível em atuações de encher os olhos, tem também uma excelente crítica social, em que mostra que a repressão não é a saída para absolutamente nada. Cada cena é um show de atuação, te deixando na expectativa acerca de cada irmã, algumas te dão aflição (preciso de pessoas para conversar sobre a cena do dedo) e em outras você ri, porque simplesmente não está esperando o momento seguinte.

O filme entrou no catálogo na sexta passada, ou seja, praticamente está fresco. Um filme super atual, com algo que pode acontecer em cinquenta ou sessenta anos, uns plot twists de matar, atuações de alto nível e Noomi Rapace, que dispensa apresentações. Vamos assistir e saber onde raios está a Segunda.

23 Comentários

  1. OI, Kamila!

    Eu assisti o filme e achei o máximo. Pensei que ia ser chato, no início, mas depois que a trama começa a ganhar adrenalina e a gente descobre os segredos que rolam por trás desse desaparecimento, tudo fica melhor e você só quer assistir até o final.
    Ótima resenha! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Vc postou isso hoje e eu vi hoje assim do nada...navegando pela Netflix atras de um romancesinho mamão com açucar e cai nessa explosão de ação e estou aqui pasma querendo ver tudo de novo!!! EStou me sentiondo atualizada coisa rara pra mim...pois nem sabia que é fresco. Não teve Spoiler!!! Amei seu comentario e agora vou rastrear o passado da Noomi Rapace pra assistir outras performance dela.Amei,,,amei...amei. Netflix é vicio!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom? (:
    Esse filme parece ser muito bom! Adoro distopias e histórias que envolvam futuro e mudanças trágicas assim! A premissa é muito interessante. Amei seu post, parabéns! Vou assistir com certeza!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse filme essa semana e preciso falar, a cena do dedo doeu lá no fundo da alma!! Gostei de ver a sua opinião. Eu até gostei do filme, mas não tanto quanto eu esperava gostar.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse filme e amei! Sério? Como é possível que a humanidade chegue a tal ponto e ainda assim ache correto. A trama te prende e quando você descobre o que realmente aconteceu é um soco no estomago que mostra como tantas vezes agimos por egoísmo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Que demais! Também gosto muito da Noomi e já tinha visto algumas fotos desse filme, mas não sabia que já tinham lançado. Ameei a trama, parece ser muito interessante e envolvente. Também fiquei curiosa para saber onde está a Segunda haha, obrigada pela dica. Vou assistir com certeza, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não achei muito interessante esse filme. Intrigante sim e meio louco com esses nomes de dias de semana nas pessoas da família.
    Apesar de ter adorado suas considerações, não embarcaria nesse filme.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oiie, tudo bem?
    Nossa, essa série parece ser incrível! Não acredito que eu não conhecia D:
    Achei super criativo as irmãs terem a ver com os dias da semana, ainda mais nesse clima futurístico. Com certeza vou assistir, obg pela dica <3

    ResponderExcluir
  9. oie, nossa, menina, eu não gosto nada de filmes, mas essa sua resenha me cativou e me deixou morrendo de vontade de assistir esse filme, ou que ele existisse em livro. Parece uma crítica social incrível, e achei mega divertido isso das irmãs, quero pra ontem.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu assisti e gostei muito, me lembrou Orphan black rs
    Fiquei fula por que quase que dizimam todas!
    Já pensou um controle de natalidade desse tipo? Não duvido nada que algo parecido não possa acontecer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu assisti!!!! Eu acho muito bacana quando uma atriz/ator tem que interpretar varios personagens que nem a moça de Orphan Black. Gostei do filme, é bom. tem um enredo bem bacana, maaaaaaaaaaaaaaaaas eu descobri na metade HSUAHSUAHUS isso me deixou bem blé, o lado bom é que eu fiquei zoando meu namorado.
    Enfim, fiquei feliz que tenha gostado do filme!! E a Netflix está com produções maravilhosas

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Hello!
    I really liked the post hehe, thanks for sharing it. I followed your blog, could you follow me back?
    A hug!.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila tudo bem?
    Infelizmente dessa vez irei pular a dica menina, não sou muito chegada em filmes desse gênero, ainda mais futurísticos, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Esse filme é muito bom mesmo. Um reflexo da situação que está se instalando no mundo com o aumento incontrolável da população. Muito bem feito!

    ResponderExcluir
  15. gente, como assim eu nao sabia dessa preciosidade? adoro a atriz no papel de Lisbeth e gostaria de conferir outros trabalhos dela... e com esse elenco de peso e um enredo desses... nossa... correr pra assistir quando tiver uma folguinha...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Ainda não tinha reparado nesse filme, mas já gostei de saber que é tão bom. Acho que se não fosse sua resenha elogiando, iria passar despercebido, a principio parece ser um pouco chato. Mas nada como assistir para saber minha opinião. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  17. Hey,
    Comecei a assistir esse filme, mas precisei parar para poder fazer outra coisa. Adorei ler sua resenha e estou muito intrigada para saber o que aconteceu com Segunda. É muito bacana a questão de as personagens terem a personalidade condizente aos dias da semana.
    Essa atriz é maravilhosa e estou louca para saber o que acontece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    É a segunda crítica que vejo do filme, achei a história diferente e fiquei impressionada com a atriz por interpretar tantas personagens distintas umas das outras. Geralmente já acho super difícil um ator ou uma triz interpretar papel de gêmeos, imagina 7? Não vejo a hora de ver. Sua crítica ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila,
    Achei essa trama bem diferente, é difícil hoje encontrar novas histórias. Fiquei curiosa sobre a atuação da atriz em tantos papéis diferentes. Não conhecia o filme, mas vou anotar a sua dica.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamila!!!!
    Estou morta de curiosidade pra ver o filme e deste fim de semana ele não me escapa! Amei sua crítica e ela só aumentou minha curiosidade com a trama.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Quem trocou de lugar com a segunda, quando ela estava vomitando para ir na agência?

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu fiquei muito treiste pq várias irmãs morreram e o avo delas no filme ele moreu? E tambem será que terá continuação?

    ResponderExcluir
  23. Sinceramente??? Pra mim foi o melhor filme que eu assisti esse ano...E vai ser difícil bater ele...Eu o vi 5 vezes!!!!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)