Olá!

O filme de hoje é baseado em uma trilogia relativamente recente, mas, que já é um clássico por vários motivos. Espero que gostem e assistam Os Homens que Não Amavam as Mulheres, filme baseado no livro de mesmo nome, o primeiro da trilogia Millenium, do jornalista sueco Stieg Larsson. E tem na Netflix!

Título Original: Män Som Hatar Kvinnor
Elenco: Michael Nyqvist (Mikael Blomkvist), Noomi Rapace (Lisbeth Salander), Ewa Fröling (Harriet Vanger), Sven-Bertil Taube (Henrik Vanger) e grande elenco - de nomes esquisitos de escrever e quase impossíveis de se pronunciar.
Ano: 2009
Duração: 2h30m

“Os Homens que não Amavam as Mulheres” começa com o jornalista Mikael “Kalle” Blomkvist sendo julgado pelo crime de difamação contra o empresário Hans-Erik Wennerström. Mikael denunciou uma série de crimes como lavagem de dinheiro, porém, o empresário consegue provar sua inocência. Agora, Mikael tem poucos meses para recorrer da sentença.

Nesse meio tempo, o milionário Henrik Vanger solicita a uma empresa de segurança para investigar o jornalista. Quem faz a investigação é Lisbeth Salander, uma hacker profissonal. Lisbeth também tem sua história: ela vem de uma família problemática e, apesar de ser maior de idade, vive sob a custódia do governo*. Seu tutor acaba sofrendo um infarto e ela logo será assistida por outro homem, que quer controlar sua vida.

* Não entendi muito bem essa parte, mas acredito que jovens com histórico de agressividade/violência na adolescência ainda ficam sob os cuidados do governo sueco mesmo depois de adultos. Achei interessante.

Enquanto Henrik Vanger procura Kalle Blomkvist, Lisbeth sofre nas mãos do novo tutor: o cara é um verdadeiro sádico que, para que a jovem possa ter acesso aos seus ganhos – o tutor controla boa parte – e não volte à clínica psiquiátrica, ele abusa sexualmente dela.

Henrik quer saber quem matou sua sobrinha, Harriet Vanger. A jovem desapareceu em 1969, logo depois de uma ponte que liga a cidade de Hedestad à ilha de Hebedy ter sido interditada. Toda a família Vanger é suspeita: dois irmãos e dois sobrinhos de Henrik.

Até então, Lisbeth e Mikael não se conhecem, mas, a investigação do jornalista e os conhecimentos de internet de Lisbeth unirão esses dois em busca de uma verdade que, apesar do tempo, não ficou esquecida.

Que filme! Eu não tive (ainda) o prazer de ler a série - são três livros escritos por Stieg e mais um escrito por outro autor, mas depois falarei com detalhes. Esse filme é sueco, então, a chance de ser bem fiel ao livro é alta. Basicamente, adoro livros e filmes com jornalistas em papel de destaque, então, não poderia não me simpatizar com Mikael "Kalle" Blomkvist (sem falar que o ator é um gato). Mas, aqui não temos apenas um jornalista que foi prejudicado pelo seu trabalho, temos Lisbeth, uma jovem que aparenta ser forte, mas na verdade, sofre muito, por causa de seu passado e de seu presente.

Os livros/filmes não são só para assistir, são para refletir também. Além de Lisbeth, Harriet e outras moças ao longo deste volume sofreram abusos. Sério, depois de assistir, fui correndo pesquisar sobre ele e ver o preço dos livros - aceito de presente - porque a obra me impactou bastante.

Lá no começo do post eu disse que a trilogia Millenium é considerado um clássico, mesmo sendo um livro relativamente recente. Segundo eu pesquisei, o autor dos livros, o jornalista Stieg Larsson, entregou os manuscritos antes de morrer, em 2004. Os livros retratam vários assuntos, que fizeram o povo sueco refletir. Ou seja, a obra impactou. Mas o coitado do autor morreu sem ver seus livros cruzando as fronteiras da Escandinávia.

Stieg Larsson morreu de ataque cardíaco em 2004, depois de ter entregue os originais dos livros. Como se não bastasse, depois de sua morte, ainda houve briga envolvendo seus parentes. Tudo porque um quarto volume da obra foi escrito sem a permissão da viúva de Larsson. E sabem por que o livro foi escrito mesmo assim? Como Larsson não era legalmente casado, David Lagercrantz ignorou os manuscritos que ele deixou com a viúva e tomou as rédeas da série. Ou seja, a viúva Larsson não poderia não dar sequência à série porque era amasiada... Juro que não entendo a Justiça Sueca. Esse volume, A Garota na Teia de Aranha, foi lançado em agosto de 2015.

O autor teve a ideia de escrever a trilogia porque, aos 15 anos, testemunhou uma jovem - de nome Lisbeth - ser vítima de um estupro coletivo. Ele carregou a amargura de ter se omitido diante de um crime tão grave por toda a sua vida, por isso escreveu os livros. E dedicou a ela.

Por um lado, a história é linda, mas eu fiquei pensando: por que será que ele deixou a menina ser violentada? Será que ele poderia ter feito algo pra ajudar? Enfim, ele transformou essa situação bárbara em uma série onde a heroína é uma jovem que tem uma vida relativamente turbulenta, mas é muito inteligente e consegue se livrar - e livrar outras pessoas - de enrascadas graves.

Seja o livro ou o filme - o sueco, não o americano, por favor - vale a pena conhecer a trilogia Millenium. Stieg Larsson deixou mais que uma história, deixou uma mensagem, um recado. Cabe a cada leitor interpretá-la. Então, apenas assistam e se deixem levar por esses personagens tão marcantes - e pela paisagem também, a Suécia é linda demais!

PS: os livros de Stieg Larsson são tão clássicos que, um a cada quatro suecos leu pelo menos um exemplar da série. E isso é muito, partindo da premissa de que a população sueca é de pouco mais de 9,5 milhões de pessoas, para se ter ideia da grandiosidade e até onde chegou a história de Lisbeth e Mikael, é como se quase toda a cidade de São Paulo (11 milhões) tivesse lido. A Suécia inteira cabe em SP! <3

E como não podia deixar de ser, encerro com o trailer oficial do filme. A parte ruim é que está dublado, mas na Netflix tem legendado, então não percam tempo! E é bom que dá pra aprender sueco, rs.




34 Comentários

  1. Esse filme parece ser muito interessante e a capa chama muito a nossa atenção, assisti o trailer, e acho que tem tudo pra ter um conteúdo bacana, quem sabe eu não assista ? Amei a sua resenha e a forma que deixou a sua opinião! Beijão

    ResponderExcluir
  2. A trilogia Suéca (os filmes) são fodões. Desculpa a palavra mas é verdade. Apesar de eu gostar da versão americana por inúmeros fatos.
    Os filmes são um completo do que a gente lê. E acho isso ótimo já que eles tem tanta informação que tu fica até meio perdido.
    Quanto aos jovens ainda serem cuidados pelo governo isso acontece até aqui no Brasil sim, mas tem toda aquela velha história de "cada caso é um caso". S e tu ler os livros ou assistir a série toda vai entender isso melhor, porque a trilogia conta muito a história da Lisbeth.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kamila...
    Assim como você, também não li a trilogia e aceito de presente. Porém, assisti ao filme e fiquei tão chocada ( talvez seja essa palavra para definir) quanto você.
    É impressionante a abordagem, lembro que assisti em algum telecine e no começo não dei tanta importante e minutos depois não piscava de tão compenetrada.
    Adorei a resenha do filme.
    bjs Ju

    ResponderExcluir
  4. Olá Kamilla
    Já assisti ao filme, o sueco, claro, e amei é muito bom, e acho que já esta na hora de fazer uma nova visitinha a ele. Ainda não li os livro e realmente preciso tirar esse atraso, por que o filme me agradou tanto, tenho certeza que o livro vai me agradar ainda mais.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai quase morri quando vi a nutella ai em cima no seu blog... que tudo!!
    Esses livros da SL além de enormes, peguei certa vez pra dar uma folheada, e sendo muito sincera, achei a história um pouco pesada. Mas com sua resenha, fiquei curiosa ao menos de assistir o filme.

    Sua resenha é uma maravilha de se ler, e melhor ainda, tem conteúdo, parabéns!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, a capa é muito linda, apesar da sua resenha ter ficado ótima, ela e nem o trailler me chamaram a atenção pra assistir ao filme.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Essa trilogia tem um espaço todo especial no meu coração. Não costumo ler muitos livros deste genero, mas estes aqui, me ganharam. Assisti os filmes, os suecos e o americano e senti falta de alguns elementos em todas as adaptações. Como não lembrava de já ter assistido algum filme sueco, confesso que estranhei muita coisa, mas ainda assim, apreciei bastante!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu assisti esse filme ha muito tempo, e gostei muito dele. Foi meu primeiro contato com a história do autor, e cheguei a assistir até o segundo filme. Preciso pegar os três e assistir em sequencia para não perder nenhum detalhe da trama. Sobre o livro, ainda não li nenhum da série.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Hello :)

    Vou ser sincera... Eu BOIEI na parte que você contou a história (mas isso pq o processador do meu cérebro é meio ruim mesmo) kk E outra coisa, assim que abri a resenha, fiquei catando a cara do Daniel Craig e... Não. Já conhecia o filme de nome, mas nunca assisti e nem tive interesse em procurar a sinopse dele. Que bom que gostou, mas eu acho que não assistiria.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  10. Que filme fantástico, fiquei super curioso para assistir e mais ainda para conhecer os livros hauhuahau. Amei o post.

    Até mais,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi amore!!
    Eu sou apaixonada por esse filme, o enredo é maravilhoso, inteligente, viciante... enfim, meu comentário daria umas duas mil linhas só de elogios.
    Mas, assim como você, também não li ao livro. E não entendo o motivo, já que gostei tanto do filme.
    Adorei sua resenha, e amei saber algumas curiosidades sobre o autor.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não assisti a versão sueca mas sim a de Hollywood. Desde então quero muito ler os livros mas o preço é salgado e nunca tive uma sobra para poder comprar. Lembro de ter descoberto o livro através de um professor da faculdade que adorava essa série e logo em seguida vi o filme. Não sabia desses bastidores que você! Agora é esperar o Dinheiro sobrar pra comprar e claro aceito presentes rs

    ResponderExcluir
  13. Caramba a profundidade desse história chega a ser perturbadora. Da vida/morte do autor até as paginas manchadas de sangue e desafio dos livros. A justiça sueca pareceu bem estranha mesmo. Eu tenho muita dificuldade pra ler histórias "realistas demais", porque tenho traumas internalizados de situações diversas de abuso. quando leio coisas assim é como se somasse a dor dos personagens às minhas, ainda assim reconheço a genialidade da obra e todo seu contexto sinistro.

    ResponderExcluir
  14. Oie

    Essa trilogia é uma das melhores no gênero, sou fã. Acho a Lisbeth uma das personagens mais fortes dos livros!
    Já assisti os filmes tb, só não li o quarto livro ainda.
    Eu não sabia da história por trás dos livros, que chocante.
    Adorei sua resenha e de saber um pouco mais a respeito.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. eu vi esse filme no cinema e lembro que na epoca fiquei CHOCADA! curti a resenha e eu ainda queria mt ler a trilogia!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Sabe que eu tenho a maior vontade de ler os livros mas ainda não arrisquei a leitura. Minha mãe adorou os filmes suecos, que são muito melhores do que a versão de Hollywood - mas ela também tem seus pontos positivos...
    Adorei sua resenha :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  17. Oie
    adorei a capa do filme, eu já ouvi falar muito no livro mas não conhecia bem o filme, fiquei curiosa depois da sua resenha e irei assistir se tiver oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila, sua linda, tudo bem
    Nossa, não sabia que o livro do autor fazia tanto sucesso entre os suecos, eu já vi vários comentários sobre a trilogia, sempre me pareceu ser um fenômeno, então estou super curiosa para ler e ver o filmes. Sua crítica do filme ficou ´ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Saudações literárias! Confesso pra ti que estou totalmente por fora tanto do livro e do filme também. Gostei muito da sua análise sobre o filme. Vou criar coragem e assistir e ficar um pouco mais informado.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Pode parecer estranho mas confesso que nunca ouvi falar desse filme. Não sabia que tinha livros também. O que me chamou a atenção foi ele ser em sueco, amo filmes em outros idiomas, seja francês, alemão, irlandês, é interessante sair da zona de conforto do "inglês". Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  21. eu amo A trilogia *--*
    mas diferente de você, gostei da versão americana do primeiro filme, embora tenha curtido mais a sueca. Sobre Lisbeth minha rainha diva, gostei mais de Mara do que Noomi, mas Noomi fez um belo papel... esse ano lerei o segundo livro da trilogia... uma pena o autor ter morrido tão brevemente... :(

    ResponderExcluir
  22. Oi

    nossa, adorei a tua resenha! confesso que já vi o filme e o livro por aí, mas nunca tinha tido vontade de assistir ou de ler e agora com a tua resenha isso mudou, fiquei muito interessada na verdade.

    Só não gostei do destino do autor, que triste né?

    bs

    ResponderExcluir
  23. Kamila, já ouvi falar muito do livro e suas adaptações, mas não consigo me animar em ver.
    Não é do tipo que eu gosto por isso deixo a dica passar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Olá!!

    Eu tb não li ainda os livros, mas esse filme é muitooo bom!! Apesar de longo, a gente nem nota o tempo passar.
    Eu nem sabia que existia um americano, vou procurar pra comparar!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  25. Adorei saber que tem o filme na Netflix! <3 Li só o primeiro livro, e amei demais, com certeza é uma obra que merece ser considerada um clássico por toda a relevância que tem, comprei os outros volumes na Black Friday por 10 reais cada, estou louca pra ler! E com certeza vou querer conferir a adaptação sueca. Não sabia que a Lisbeth da história tinha sido criada por ele ter presenciado um estupro coletivo de uma Lisbeth real... e fiquei pensando também, como alguém presencia um estupro coletivo e se omite? :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Aaaai, quero muuuuito ler a trilogia Millennium!
    Ainda não vi os filmes, nem pretendo ver antes de ler os livros HAHAHA
    Seu Blog é liiiindo demais!

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bom?
    Essa é uma trilogia (agora série) que eu tenho muita vontade de ler. Só assisti a este filme, mas os da outra versão não assisti nenhum.
    Gostei muito da sua resenha e das críticas feitas.
    Beijos,
    www.quinzeinvernos.com

    ResponderExcluir
  28. Oie

    Recentemente estou lendo muitas coisas sobre o filme e os livros, e minha vontade só aumenta de conhecer essa grandiosa obra. Ela já está na minha lista, e pelo que vejo, acho que vou assistir ao filme antes de ler os livros.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?
    Não conheço a obra mas a forma como você falou da mesma chamou minha atenção. Apesar de todo o enredo com a protagonista Lisbeth, estou intrigada com a história de Lisbeth real. Como alguém presencia um estupro coletivo e não faz nada? Será que não havia como agir ou ele simplesmente se omitiu? Seus questionamentos se tornaram os meus também e, infelizmente, nunca saberemos a resposta.

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  30. Sou doida pra ler os livros deste autor Sueco, nem sabia que tinha filme já, mas ainda quero ler os livros primeiros para depois embarcar no filme, pra não perder nada hehehe
    Bjin
    https://www.youtube.com/watch?v=6Wx7OFGhg6Q

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu vi o filme e achei legal, mas muito impactante. A parte que ela é violentada me marcou muito. Gostei de saber sobre o autor, é uma pena ele não ter visto o seu sucesso. Os livros não tenho vontade de ler, mas o filme gostei bastante.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Já vi ótimos comentários sobre essa trilogia. Quero ter a oportunidade de ler logo e depois assistir na Netflix e fazer aquelas inevitáveis comparações hehe.
    Sou fã da Suécia, quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  33. Oi, conhecia a história de ouvir falar, ainda não li os livros e nem assisti ao filme, acho que será uma história que vai me deixar de cabelos em pé. Mas irei fazer um esforço para conhecer, espero não me arrepender e nem entrar em depressão pós filme,kkkk.

    bjs

    ResponderExcluir
  34. Não li os livro ainda e nem o filme, porém, gostei da postagem. Fiquei interessado no livro, primeiramente.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)