Olá!

Finalmente, saiu a primeira entrevista do blog!!! E o entrevistado é o autor Daniel de Carvalho, autor de O Francês, que eu tive o prazer de ler. E a resenha está aqui. Links do site e facebook do autor estarão no fim do post! E por favor, não deixe de dizer nos comentários o que achou da entrevista! Estou no último ano de jornalismo e preciso saber de minha desenvoltura como entrevistadora!
Foto: Facebook Daniel de Carvalho
1 -Diga para os leitores do blog: quem é Daniel de Carvalho?
Nasci em São Paulo-SP, em 1937. Moro em Piracicaba-SP, desde 1974, quando vim com minha família, transferido pela PHILIPS DO BRASIL.
Comecei a escrever ficção em 2006 e, desde então, tenho me dedicado a essa arte praticamente vinte e quatro horas por dia. Entenda-se que escrever não se resume apenas ao tempo em que se está redigindo ou revisando o texto, mas também ao tempo dedicado à pesquisas. Do tempo total para escrever um livro, cerca de 70% eu aplico em pesquisas.

2- Como você descobriu o gosto pela leitura? E quando você decidiu que seria escritor?
O desejo de escrever histórias foi surgindo aos poucos em minha vida. Entretanto, a vida sempre agitada não me permitia dar vazão a esse desejo.
Durante uma madrugada de 2006, com a vida menos corrida, eu senti um impulso vindo de meu interior. Pus-me, então, a imaginar uma história. Pela manhã, tratei de desenvolver a sinopse do meu primeiro romance, o “ACONTECEU NO SÉCULO VINTE”.
Ao fazê-lo, descobri um mundo novo de prazer e satisfação.

3- Em que (ou quem) você se inspira para criar seus personagens?
Os pontos de partida para meus personagens são pessoas reais que conheci ou que vi em filmes, revistas, jornais e televisão. Outros são totalmente frutos de minha imaginação. Costumo desenvolver uma ficha para cada personagem, com suas características físicas e psicológicas. Para a construção da trama, costumo traçar um cronograma básico com o entrelaçamento das diversas ações do romance. Depois, vou desenvolvendo os capítulos e seguindo o cronograma preestabelecido.

4- Sobre o livro O Francês, como foi o processo de criação?
Em 2012, eu fui conhecer Carvalhos-MG a convite de uma família que é daquela cidade. Fiquei lá por uma semana e conheci diversas regiões pitorescas, entre elas o Distrito dos Franceses, que foi uma região de garimpo de ouro, onde predominavam os franceses, daí o nome de Arraial dos Franceses. Um amigo me sugeriu que escrevesse um romance que se passasse em Carvalhos. Eu gostei da ideia e, ao voltar a Piracicaba, comecei a dar forma à história.
Depois de um ano voltei à cidade para fazer pesquisas e desenvolver a história.
O link da resenha está no começo do post.
5- Depois que seu livro ficou pronto, quais as dificuldades que você enfrentou para publicá-lo?
Há muitos escritores consagrados, nacionais e estrangeiros. E há, também, muitos escritores estreantes de ótima qualidade. As editoras recebem textos em grande quantidade. A maioria deles é submetida a Críticas Literárias e nem todos os textos atendem às expectativas comerciais das editoras. Mesmo os melhores textos de estreantes têm que concorrer com títulos que foram sucessos no estrangeiro e com autores brasileiros já conhecidos do público.
É muito difícil que uma Editora arrisque publicar uma obra de autor desconhecido. E temos que considerar que, no Brasil, ainda se lê muito pouco, aumentando o risco das editoras em lançar
uma obra. Essas são as principiais dificuldades para todos os escritores, principalmente para os escritores estreantes.

6 – Você já escreveu nove livros. Tem mais algum projeto novo, seja pronto ou engavetado?
Atualmente Estou escrevendo um romance de aventuras que terá o título de A MONTANHA DAS HARPIAS e que deverá ser publicado no início de 2016.
Nesta história, Tim Atlas, consegue um trabalho para procurar por duas gêmeas desaparecidas nas selvas da Rondônia e fica conhecendo Lothar, namorado de Marion, que desapareceu nas selvas com as gêmeas. Juntos, eles embrenham-se nas selvas a procura das três jovens.
Acabam saindo numa floresta encantada e são capturados por índios parecis, cujo cacique Amuri os informa que as três jovens foram capturadas pelos homens voadores, que voam montados em harpias, e levadas para sua terra no topo da Montanha das Harpias.
Em busca das jovens, Tim Atlas fica conhecendo a Moça da Floresta, um ser sobrenatural que o ajuda a escalar a montanha das harpias.
Lothar e o cacique Amuri, seguem Tim Atlas e também chegam ao topo da montanha na cidade dos Homens Voadores, onde encontram as três jovens.
Para resgatarem as três jovens, Tim Atlas, Lothar e Amuri têm que lutar contra três dos terríveis homens voadores.
Depois de algum tempo sem notícias de Tim Atlas, o diretor da Reddy-Detetives, um homem franzino, com mania de super-herói, resolve ir a Rondônia a procura de Tim Atlas.

7 – Uma polêmica: livro físico ou digital?
Como leitor, prefiro os livros tradicionais, mas creio que o livro digital deverá dominar o mercado pela sua praticidade e menor custo.

8 – Por favor, deixe um recado aos leitores do blog.
Amigos do Blog RESENHAS E OUTRAS COISAS:
Para mim, escrever ficção é antes de tudo um prazer pessoal. Depois de terminar um livro, minha maior satisfação e saber que alguém o leu. Gosto de conhecer a opinião das pessoas sobre o que escrevi. Mesmo quando essas opiniões não são favoráveis, elas são úteis para que eu possa melhorar meus próximos trabalhos. Portanto, se vocês lerem meus livros, por favor, não deixem de comentá-los através do meu site ou de meu face.


Espero que tenham gostado da primeira entrevista do blog e que venham outras! (por que já estou me movimentando para isso, rs)


39 Comentários

  1. Olá Kamilla,

    A entrevista ficou muito bem desenvolvida, pode prosseguir na carreira rsrs
    O autor Daniel dedica-se muito as pesquisas e isso é extremamente importante para o desenvolvimento de uma obra. Adorei!

    Bjs

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Kamilaaaaa, que legal você conseguir entrevistar ele! Não conhecia a obra, mas saber que existe um escritor nascido em 37 e que continua na ativa, batalhando e publicando, me deixou super feliz! Parabéns ao Daniel por não desistir. Vou logo procurar saber mais e ler. Pode deixar que comentarei em seu face sim!
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!

    Faz um tempo que não faço uma entrevista e estou sentido falta, é ótimo conseguir esse contato com o autor e saber um pouco mais da história, das inspirações. Eu gostei muito de O Francês, e achei que o autor conseguiu descrever bem tudo e estudou bastante para concluir a obra. O que eu admiro.
    Desejo sucesso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com essa entrevista,não conhecia o autor,mas estou ansiosa para ler o livro O FRANCES ♥
    http://entre-livroseamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, que linda entrevista.
    Pude notar que ser escritor não tem idade, maravilhoso isso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila, parabéns pelo post. Ficou excelente sua entrevista. Já estou seguindo o blog :)

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oee,
    Adorei a entrevista, adorei as perguntas e gostei muito do livro do autor!!

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Nem parece ser sua primeira entrevista! As perguntas estão ótimas e adorei conferir as respostas do autor.
    Parabéns, e quero ler outras por aqui.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamilla!
    Gosto muito de ler entrevista com autores e ver o que tenho em comum com eles.
    Achei legal, que venha mais e mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiii Kamila, tudo bem???? Eu adoro ver entrevistas =D É sempre bacana conhecer um pouco mais sobre o autor. E verdade seja dita, estou interessada neste livro desde o seu lançamento <3 E realmente pesquisas são bem importantes para o desenvolvimento de um livro. Na verdade, acho que são importantes para tudo. Até para minhas resenhas, faço pesquisas ... tipo conhecer o contexto da obra, um pouco do autor, sobre a publicação... Acho muito legal conhecer um pouco mais além da história do livro =D
    Gostei bastante da entrevista. Mas acho legal fazer perguntas além quando já lemos o livro. Perguntas mais relacionadas a história em si mesmo. Mas isso, a gente vai pegando o jeitinho com as entrevistas =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Kamila, não conhecia o autor e adoro entrevistas porque nos possibilita conhecer mais.
    Caramba! Nove livros??? Eita, disposição.
    Foi bacana saber sobre ele e suas obras.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila!
    Adorei a entrevista, tanto por suas perguntas quanto pelas respostas do autor. Eu não o conhecia até o momento e adorei saber que ele mora próximo a mim.
    Como escritora iniciante, acho que ele disse muitas coisas que posso tomar como lição.
    Parabéns!
    Espero que ver mais resenhas dele por aqui ;)
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamilaaa! Genteee,ele parece ser super atencioso!!! Eu realmente espero que os livros digitais não tomem conta de tudo, porque assim como ele, tbm prefiro os tradicionais. Uma coisa que achei interessante dele falar é dessa questão da dificuldade de publicar um livro, sempre tive a impressão de que as editoras tem um pé atrás com novos autores.Não conhecia o autor, mas já gostei da sinopse do próximo livro <3


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. super bacana a entrevista e poder conhecer um pouco mais do autor e sua obra

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Hello!
    Menina, não conheci o autor, mas adorei a entrevista. E ainda mais por saber que ele é "velho de guerra" no Brasil. Concordo com ele, é muito difícil ser publicado e ainda mais ter notoriedade em um país que não valoriza a leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oie
    nossa, não conhecia o livro mas fiquei super interessada, adoro romances e a capa desse está uma graça, que fofo o autor, adorei a entrevista

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo entrevistas com autores, nos torna mais próximos quando conhecemos um pouco mais ele neh e talvez dá até outra visão do livro que a gente já leu dele. Concordo com ele no quesito do livro tradicional ser melhor, mas creio que o digital é mais fácil e mais prático mesmo.

    Até mais, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que entrevista encantadora. Eu não conhecia o autor mas fiquei impressionada com ele. A maneira como ele fala dos livro se como se expressou em suas respostas. Fiquei curiosa com o livro dele e também saber mais sobre os outros títulos do autor. Desejo sucesso aos projeto do Daniel

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila
    Tudo bom?
    Adoro entrevistas!
    Sempre bom saber um pouco mais sobre os nossos autores amados né?
    Ainda não conhecia o Daniel, mas fiquei interessada em alguns dos seus projetos!
    Desejo muito mais sucesso a ele!
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi, cê arrasou na entrevista. Ainda não conhecia o autor, nem a sua obra. Bem, o processo mais difícil começa quando um escritor conclui o livro e o envia as editoras. Concorrer com autores estrangeiros e nacionais já reconhecidos não é mole não.
    Putz, o guri escreveu 9 livros? Num é fraco, não. Parabéns aê.
    Ganhou mais uma seguidora <3

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  21. oi
    adorei a entrevista,nao conhecia o autor!
    sucesso para ele!!

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    adorei a entrevista!!! Adoro conhecer melhor os autores, parece que nos aproxima mais deles e de sua ideias...

    olha, já que tu pediu uma opinião mais técnica a respeito da entrevista, deixa eu ressaltar aqui que adorei as tuas perguntas! Não são aquelas de sempre e as adorei!!!!

    parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Que baita entrevista! Muito legal!
    Eu não conhecia o autor. Acho sensacional quando temos a oportunidade de conhecer melhor um autor.
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Hi baby, tudo bem? nossa adorei a entrevista, ótimas perguntas, você está de parabéns com a sua desenvoltura para faze-las e o autor também em responde-las, ele parece ser um fofo! ainda não o conhecia, espero ler logo o livro dele!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Adorei a sua entrevista. Não conhecia o escritor Daniel de Carvalho, nem o seu livro O Francês. Gostei da capa e achei a entrevista bem interessante. Inclusive, tenho a mesma opinião que ele sobre livros digitais. Também gostei de saber como é o processo de produção dos livros do escritor, que é quase todo baseado em pesquisa.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bom?
    Ótima entrevista. Ainda não conhecia o livro ou o autor, mas fiquei bem interessa em conhecer a sua obra. Imagino como deve ter sido dificil mesmo de Daniel ter conseguido publicar seu livro. E ainda bem que conseguiu. A premissa é ótima e fiquei muito interessada.
    www.quinzeinvernos.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Kamila, sabe que eu sempre tive vontade de ler esse livro mas não tive oportunidade ainda, e vendo a sua entrevista fiquei mais animada ainda. Parece ser o tipo de livro que eu gosto e com toda certeza o autor me cativou!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. Ei, tudo bem?
    Adorei a entrevista. Como eu não conhecia o autor foi legal saber um pouco sobre ele e suas obras, além de suas inspirações. Gostei da premissa de seu novo livro, e com certeza pretendo ar uma chance ao O Francês. Muito sucesso a ele nessa jornada, que não é nada fácil.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  29. Oi Kamila! Que legal essa entrevista, gostei muito do autor e das respostas dele. Também gostei bastante do livro, pelo que li um pouco da sua resenha. Bem bacana, você deveria entrevistar mais autores assim que tiver a oportunidade ^^!

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  30. Olá... tudo bem??
    Eu gosto de entrevistas assim que que pergunta faça perguntas curtas e diretas e quem responde está com total atenção no questionador... eu não consigo sempre perguntar assim.. as vezes minhas perguntas são enormes e dão voltas, por isso adorei a sua... parabéns por estar finalizando o seu curto de Jornalismo e desejo muito sucesso em sua caminhada.... eu gostei muito do autor... achei ele atencioso e disposto a responder as perguntas com carinho... adoro conhecer autores e embora o livro dele não chame minha atenção para a leitura, concordo com ele com relação a publicação dos livros nacionais... mas desejo muito sucesso a ele... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. ola Kamila parabéns pela entrevista lindona, não conhecia o autor, gostei da premissa de seu livro, eu assim como o autor amo livros físicos mas o digital tem grandes vantagens mesmo. Sucesso ao autor e ao blog. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, Kamila!

    Aprovadíssima! Gostei muito da entrevista. O Daniel utiliza a mesma técnica que eu para criar personagens através das fichas. Ajuda para não perdermos o fio da trama.

    Parabéns pela entrevista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Amo entrevistas, através delas sempre podemos saber mais do mundo do autor e suas obras.

    ResponderExcluir
  34. Oi Kamilla gostei muito da entrevista, bem dinâmica e nada cansativa. O autor é bem simpático e fiquei bastante curiosa com os livros dele que parecem de uma autenticidade única e falam principalmente sobre o nosso Brasil.
    Beijos

    Giuliana

    ResponderExcluir
  35. Não conheço o livro nem o autor, gostei da entrevista, mas, acho impossível o livro digital DOMINAR o mercado, porque, gente... Baixo e compro muitos livros digitais, mas, na primeira promoção compro o fisico hahaha

    ResponderExcluir
  36. Olá Ka!
    Parabéns as perguntas estão perfeitas e as respostas ótimas também, não conhecia o autor, mas já deu para perceber sua humildade e seu carisma e confesso que já fiquei curiosa só pelo trechinho do jovo livro!!!

    Sucesso ao autor e ao blog!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  37. Olá Kamila!
    Muito simpático o autor Daniel! Concordo com ele sobre os livros físicos serem melhores como leitora, mas os ebooks estão demais kkkkkk o fato de visitar um lugar e sentir-se inspirado acho que está na alma dos escritores, qualquer lugar diferente que toque realmente o coração é uma inspiração..
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Não conhecia o autor nem a sua obra mas dou parabéns a ele por escrever por paixão e ter valores tão bonitos com relação aos seus escritos, desejo a ele todo o sucesso e gostei das suas perguntas, bem objetivas e me fizeram, de fato, conhecer o escritor.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  39. Oii eu não conhecia o autor e nem a sua obra.
    Muito boa a sua entrevista... primeira? Pois faça a segudna, terceira, quarta... pq vc manda muito bem!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)